Sendo a Saúde Mental um problema crescente na sociedade atual, os estudantes do Ensino Superior têm vindo também a relatar sofrer de algum tipo de incapacidade ou problema de saúde prolongado, sendo o transtorno de ansiedade e depressão os mais visados, de acordo com o Inquérito às Condições Socioeconómicas e Académicas dos Estudantes do Ensino Superior – coordenado pela investigadora Susana da Cruz Martins, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
Surge assim o Programa para a promoção da Saúde Mental e Bem Estar, da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), o qual visa promover a implementação de projetos na área de saúde mental e bem-estar apoiando as instituições na criação de uma resposta adequada às crescentes solicitações da comunidade académica nas áreas de desenvolvimento pessoal e que pretende também reforçar as respostas existentes ao nível das instituições de ensino superior na promoção da saúde mental.
Desta forma, o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), considerando que a atividade física desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental, indo muito além dos benefícios físicos, como diversos estudos científicos o demonstram, decidiu apostar na sensibilização e incrementação da oferta da prática de atividade física para os seus alunos.
Será então aplicado um questionário, que tem como principal finalidade a recolha de informações sobre os hábitos desportivos e possíveis áreas de interesse dos estudantes. O questionário será difundido através dos canais digitais da instituição.
Após a implementação do questionário, será realizado um plano de ação com várias estratégias que visem dinamizar e aumentar a oferta da prática de atividade física nas suas várias vertentes, junto do universo estudantil do Instituto Politécnico de Lisboa.
É extremamente importante incorporar a atividade física à rotina diária, pois é uma estratégia poderosa para a promoção de uma mente mais saudável e resiliente.
Cuidar do corpo é, também, cuidar da mente!
Integra este projeto e responde ao questionário aqui.