Inaugurado novo alojamento de estudantes em Benfica

Foi inaugurado no passado dia 25 de setembro de 2024 o Alojamento Estudantil de Benfica. Localizado no Bairro de Calhariz de Benfica, o novo espaço oferece 120 camas, das quais 92 são destinadas a estudantes bolseiros, não bolseiros e de mobilidade Erasmus do Politécnico de Lisboa.

O Alojamento Estudantil de Benfica é um projeto da Junta de Freguesia de Benfica, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, enquanto entidade responsável pela gestão do PNAES, trabalhou de forma próxima e colaborativa com a Junta de Freguesia de Benfica.

A proximidade do alojamento ao Campus de Benfica, a apenas 10 minutos a pé, e à estação de comboios de Benfica, facilita o acesso dos estudantes que frequentam as Escolas do IPL. A residência oferece diversas comodidades, como lavanderia, salas de estudo, anfiteatro, ginásio e acesso permanente à Internet​.

Image
Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques na Inauguração novo alojamento de estudantes em Benfica

Na cerimónia de inauguração, esteve presente o Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, que destacou o impacto positivo do projeto: “O Alojamento Estudantil de Benfica não só responde às necessidades urgentes de habitação para os estudantes deslocados, como também contribui para o rejuvenescimento da zona do Calhariz Velho, na Freguesia de Benfica."

Image
Jaden Gomes na Inauguração novo alojamento de estudantes em Benfica

Jaden Gomes, estudante da Escola Superior de Comunicação Social e membro do Conselho Geral do Politécnico de Lisboa, referiu que: “Este é um passo essencial para melhorar o acesso à educação superior, particularmente para os estudantes deslocados, oferecendo-lhes melhores condições para aprender e estudar.”

Estiveram ainda presentes neste ato a Diretora da Agência Nacional Erasmus, Ana Cristina Perdigão e o Vice Presidente do IPL, Manuel Matos

Ver galeria no flickr